Maurício Reis
O objetivo central da área de lógica da mudança de teorias (também conhecida por revisão de crenças) é o estudo das mudanças que podem ocorrer no estado de crenças de um agente racional quando este recebe (nova) informação.
O modelo padrão de mudança de teorias foi proposto por Alchourrón, Gärdenfors e Makinson em 1985 e é, atualmente, conhecido como modelo AGM. Neste modelo assume-se que o estado de crenças de um agente é modelado por uma teoria (também chamada conjunto de crenças) – um conjunto de fórmulas que é fechado para o operador de consequência lógica – e define-se uma classe de contrações – funções que recebem uma fórmula (representando informação a ser removida do estado de crenças do agente) e devolvem uma teoria que está contida na original e não contém a fórmula recebida.
Nesta contribuição serão apresentadas algumas definições de contrações de teorias e será discutida a generalização desses modelos ao caso da contração múltipla (que consiste da remoção (simultânea) de um conjunto de fórmulas).